ECONOMIA


sistema financeiro nacional

O Sistema Financeiro Nacional é composto de instituições responsáveis captação de recursos financeiros, pela distribuição e circulação de valores e pela regulação desse processo. Tendo o Conselho Monetário Nacional (CMN), seu órgão maior, presidido pelo ministro da Fazenda, é quem define as diretrizes de atuação do sistema, reúnem uma vez ao mês, exceto em casos extraordinários. As aprovações são regulamentadas por meio de resoluções, normativo e de caráter publico e divulgadas no DOU. Diretamente ligados a ele estão o Banco Central do Brasil, que atua como seu órgão executivo, é por meio dele que o estado intervém diretamente no Sistema Financeiro e indiretamente na economia.
Este estudo irá demonstrar os objetivos do SFN e como ele faz a intermediação entre poupadores e investidores, possibilitando maior eficiência no fluxo de recursos.




Estrutura do mercado financeiro


O mercado de capitais trata-se de um mediador de transições entre investidores e companhias.
Devido à necessidade de expansão, locação de novas estruturas, novos mercados as companhias possuem a necessidade de capital para aplicação, por sua vez as investidores, pessoas com deposição de poder aquisitivo, na busca de aplicações disponibilizam destes recursos.
A função do mercado de capitais é mediar e instituir regras para que isso aconteça.
 Um mediador financeiro ira orientar a companhia sobre a melhor alternativa de financiamento e instruí-lo sobre os procedimentos para registro no CVM (comissão de valores mobiliários) onde poderá gerar títulos de valores de capital, o qual poderá ser vendido no mercado de ações.
Enquanto que outro mediador ira orientar o investidor sobre possíveis ofertas de mercados e aplicações, papel normalmente exercido pelos corretores de bolsas de valores.
Para facilitar esse processo foram criadas instituições que tem com o objetivo de administrar sistemas centralizados, sua função é proporcionar liquides aos valores de emissão de companhias abertas, possibilitarem a venda dos seus títulos com facilidade e agilidade.
São essas instituições as bolsas de valores, os balcões de investimentos e as corretoras, sendo consideradas auto- reguladoras, são legisladas pelo BACEN (banco central do Brasil) e fiscalizadas pela CVM.
Existem quatro tipos de mercados;
Mercado monetário; é onde se concentram as ações para controle da moeda
Mercado de credito; onde atuam instituições financeiras e não financeiras disponibilizando recursos para agentes deficitários
Mercado de capitais; onde canalizam recursos de médio e longo prazo para agentes deficitários através de operações de compra e venda de títulos.
Mercado de cambio; onde atuam os reguladores da moeda responsáveis pelo controle da transição de moedas estrangeiras por reais.
O banco do Brasil é o administrador responsável pelo controle e fiscalização através de sua política de cambio.

Mercado de bolsas, o mercado de bolsas ocorre em pregões na forma de leiloes de viva-voz ou sistemas informatizados
Mercado de balcão; as negociações ocorrem diretamente entre os interessados.









Entidades responsáveis

Banco central do Brasil

O BACEN foi criado em 1964 com a promulgação da lei bancaria (Lei nº 4.595 de 31.12.64).
Cabe ao banco central manter assegurar a estabilidade da moeda e legislar sobre as transações monetárias
Controlar as operações de credito.
Fixar as taxas de transição de credito.
Controlar executar e manter a política cambial e de relações financeiras.
Divulgar as informações do conselho monetário nacional
Fixar as taxas de inflação.
Zelar pelos valores financeiros internacionais das reservas brasileiras, e manter a liquidez e solvências das instituições nacionais.

Comissão dos valores mobiliários

Responsável pela fiscalização dos valores mobiliários no Brasil.
É sua função estimular a formação de sua aplicação em valores mobiliários promover a expansão e o funcionamento correto, assegurar e fiscalizar o funcionamento eficiente dos valores financeiros nas bolsas de valores.
Fiscalizar e coibir ações de fraudes que criem condições artificiais de demanda (como o ocorrido na crise de 29 nos estados unidos)
Responsável por fazer cumprir a Lei nº 6.404 de 15 de dezembro de 1976 (Lei da Sociedade por Ações), em relação aos participantes do mercado de valores mobiliários.




Bibliografia

·         http://www.fazenda.gov.br/
·         http://www.susep.gov.br/


_________________________________________________________________________________
Bem senhores eu vim aqui hoje para comentar uma oportunidade de mercado, pelo menos para as pessoas de RM belo horizonte - MG
Se você esta casando uma oportunidade de investimento, hoje o o melhor mercado esta sendo o imobiliário com locação de imóveis, por isso se você tem aquele imóvel que fica ai parado, esta na hora de ganhar algo com isso, se você tem um capital sobrando invista, claro é um mercado com muitas oscilações, contudo se você for paciente como é exigido de todos os mercados de investimentos terá uma grande lucratividade.
desde o ultimo ano do governo lula tivemos uma grande aceleração na busca por imóveis.
o mercado atual só não é recomendada se casar sem ter o seu próprio imovel uma vez que os valores de alugueis estão muito altos, para se ter uma idéia o valor médio de ribeirão das neves de uma casa de dois quartos sala cozinha e uma pequena aréa de serviço esta por volta de 350 reais, isso num pais onde o salário minimo é de 545 é algo consideravelmente grande.
um conselho evitem financiamentos a perder de vista, uma vez que se você quer se casar por exemplo daqui a um ano, pegue esse valor do aluguel e deposite em uma conta, 350,00 x 12 = 4200,00 R$, mais os juros que estarão correndo durante esse período,  o que ira lhe permitir um valor de entrada considerável, se for adquirir um lote por exemplo. 


então é isso ai...
se quiser mais opiniões deixo meu contato
antoniojuliodeoliveiraneto@hotmail.com
__________________________________________________________________________________
É gente parece que logo logo os mineiros vão ter que deixar o pão de queijo de lado, hoje pela manha estava lendo uma coluna do jornal estado de minas que fiquei horrorizado.
(...) enquanto a inflação geral na capital subiu 6,49% nos últimos 12 meses, segundo dados de março do indice de preços ao consumidor amplo (ipca) da fundação ipead da universidade federal de minas gerais(ufmg) o preço da iguaria chegou a aumentar 17,5% em padarias e lanchonetes da cidade no mesmo período . o pão de queijo congelado, fabricado por grandes empresas, também superou a inflação: pesquisa do mercado mineiro mostra que o valor médio do pacote de 400 gramas da sadia alcançou 11,1%, e do pif paf, 7,7% (...)

É parece que a unica coisa que ficara salgada é o preço, porque se salgar o pão de queijo você vai pagar mais caro ainda

quando se diz que a inflação afeta principalmente os mais pobres poucos acreditam, mas os principais preços a serem elevados são os de consumo necessário, principalmente os de alimentação, uma vez que o nosso salário mínimo é muito inferior ao mínimo necessário.
(...)"Quanto mais básico o índice, portanto, mais inflação ele mostra, pois não apenas o item alimentação está puxando a inflação, como, dentro de alimentação, são os produtos mais básicos, e portanto com maior peso na cesta dos mais pobres, os que mais aumentaram preço", mostra um relatório do Banco Itaú.

http://arquivoetc.blogspot.com/2008/06/como-inflao-est-tirando-renda-dos-mais.html(...)
segundo economistas (...)O Brasil já enfrentou varias crises econômicas, mas nenhuma como essa que afetou a economia mundial e agora esta com grandes perspectivas para este ano de 2010, os economistas já estão com ótimas previsões para o crescimento do país que já mostra sinais positivos com um crescimento maior que o mesmo período no ano passado. A economia de um país depende muito do governo e de seus representantes, pois a partir das medidas tomadas é que vai depender o crescimento ou não do país mediante a crise. As apostas em um crescimento maior para este ano de 2010 para a economia brasileira esta baseado nas indústrias que estão produzindo cada vez mais, o seu crescimento acelerado se dá embasado na crise que passou e o país conseguiu segurar suas reservas e até aumentar sua produção.(...)http://economia.culturamix.com/negocios/crescimento-da-economia-brasileira-deve-melhorar

vamos ver o que vai acontecer com nosso pais nos próximos meses, tomara que meu voto não tenha sido em vão.

Nenhum comentário:

Term of Use

deixe seu comentário e o link do seu blog que eu te seguirei
no mais seja bem vindo a casa é sua